sábado, 4 de junho de 2011

2011 - AÇORES - S.Miguel

Desta vez visitei S.Miguel, nos Açores, depois de ter conhecido o Faial e a Terceira, em 2007.
E ter conhecido S.Miguel depois das outras ilhas, leva-me a uma avaliação em crescendo, no que toca à surpreendente beleza dos Açores.
O nosso restrito grupo, composto por mim, irmão Joaquim e respectivas Manuela´s, toma contacto com esta linda ilha em Ponta Delgada, ao final da tarde, acolhido pelo guia da Turangra, promotora do programa turístico.
Instalados no hotel Vip Executive, na zona da Fajã de Baixo, seríamos integrados em grupo mais alargado, no dia seguinte.
E a iniciar a estadia em S.Miguel, uma visita à plantação de ananases, do outro lado da grande rotunda, em frente ao hotel, que permitiu conhecer alguns pormenores, como por exemplo, que são necessários 18 meses para este fruto se formar por completo.
Depois desta visita encaminhamo-nos para a vista panorâmica mais aguardada sobre a lagoa das Sete Cidades, onde o azul e o verde se apresentam no mesmo plano da lagoa, mas que se explica pelas diferentes profundidades do lençol de água.
A paragem em diversos miradouros, como Pico do Carvão, Vista do Rei e Escalvado, a permitir a visão de panoramas surpreendentes, e a passagem pela Bretanha (imigrantes franceses estarão na origem do nome), onde o restaurante “Cavalo Branco” nos serviu o almoço.
Ainda foi possível conhecer Rabo de Peixe, Ribeira Grande, de entre muitos outros lugares interessantes e, no regresso ao hotel, passar pela Caldeira Velha, um local com vegetação que mais parece a de um parque jurássico. Aqui se filmaram cenas da telenovela “A Ilha dos Amores”.
Antes de terminar a volta deste dia, a subida e passagem pela Lagoa do Fogo.
Após o jantar, no hotel, fizemos com os nossos companheiros uma caminhada até à zona das docas, que nos permitiu ficar com uma ideia daquele agradável espaço da cidade de Ponta Delgada.
O dia seguinte permitiu-nos conhecer a curiosa peça o “Arcano Místico”, da autoria da Madre Margarida Isabel do Apocalipse, que o terá iniciado por alturas do ano 1800 no Convento do Santo Nome de Jesus, que contém cerca de 100 quadros, na sua maioria representando temas bíblicos, mas também não bíblicos.
Todas as figurinhas foram moldadas à mão e são formadas pelos mais variados materiais, tais como farinha de arroz, gelatina animal, goma arábica e vidro moído.
Depois de uma pequena paragem no miradouro de Santa Iria, foi feita uma visita à fábrica do chá Gorreana, um autêntico museu em pleno funcionamento, uma vez que quase todas as máquinas continuam sendo as mesmas que iniciaram a laboração em 1883.
Também nos foi possível admirar a sua plantação e fazer uma prova das várias qualidades do chá.
Seguiu-se uma passagem pelo Pico do Ferro, o soberbo miradouro sobranceiro às Furnas, após o que descemos ao centro da cratera, onde nos foi servido o “famoso cozido das furnas”, feito sobre o vapor impregnado de enxofre que brota das inúmeras caldeiras que fervilham naquele espaço.
No dizer do guia, desta forma o vulcão vai descomprimindo, evitando que a “panela de pressão” rebente.
Após o almoço uma visita ao Parque Terra Nostra e a passagem pela Caldeira das Furnas, terra que parece assente sobre inúmeras caldeiras de grandes dimensões, com água fervilhando a altas temperaturas.
Um panorama com tanto de belo, como de assustador.
Para a noite estava destinado o jantar com o espectáculo de folclore típico dos Açores e banda musical, que nos permitiu dar um pezinho de dança.
E a ida ao Nordeste, que aconteceu no dia seguinte, proporcionou-nos uma agradável surpresa, dando-nos a conhecer uma região de panoramas majestosos e duma riqueza natural fantástica.
Paragens em miradouros exemplarmente construídos e tratados, até que chegou a hora do almoço na vila de Povoação.
Para terminar esta visita a S.Miguel, a viagem no comboio turístico que nos mostrou os pontos de maior interesse da cidade de Ponta Delgada.
Uma referência final à excelente qualidade do programa deste circuito e ao guia Gualter Bettencourt, que esteve à altura das circunstâncias, com a sua simpatia e apurado sentido de humor.