sexta-feira, 25 de julho de 2008

1993 - Santiago de Compostela

Em 1993 "pego na família" e com a "burrinha-Toyota", que na altura servia de alojamento familiar em parques de campismo, vou de abalada até Santiago de Compostela, passando por Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Bragança, Mirandela, Chaves, Gerês e Monção.
Tinha delineado o périplo com objectivos perfeitamenete definidos, recolhendo informação prévia sobre os locais a visitar.
Recordo ter lido que em Miranda do Douro existia a imagem do Menino Jesús da Cartolinha, despertando em mim o desejo de a visitar. Vim a descobri-la na Igreja de Santa Maria e consegui fotografá-la, apesar da proibição nesse sentido.
Bastou aproveitar os disparos de flash de alguns fotógrafos que ali faziam o seu trabalho em dia de comunhão solene.
Passou a ser um tesouro no meu album de fotografias.

Mas outros monumentos e lugares muito interessantes foram visitados em Trás-os-Montes e Minho, antes de rumar à cidade de Santiago de Compostela, àcerca da qual obtive informação prévia junto do Turismo espanhol, de modo a não deixar para trás qualquer ponto de interesse que pudesse visitar.

E o "botafumero" (incensário), peça de latão banhada a prata, com 62 Kg de peso e 1,60 m. de altura, movimentada por oito homens em dias de celebração de missa festiva, fazia parte do sonho que procurava tornar realidade, vendo-o em movimento. E assim aconteceu para nossa felicidade.

O vídeo é elucidativo:

Ora, Santiago de Compostela é duma tal riqueza monumental, que por mais que seja visitada, fica sempre algo para ver numa próxima.

E outras visitas vieram a repetir-se ao longo do tempo, constatando que há sempre novas coisas a descobrir.

Na catedral, uma e outra vez cumpriu-se o ritual de encostar a cabeça e colocar a mão na coluna trabalhada, dita de Santiago, ao mesmo tempo que se formula um desejo. E o desejo, ali ou em qualquer lugar, é sempre o mesmo: ter condições para conhecer o mundo e coisas tão belas como as que ali se vêem.

E o desejo tem vindo a cumprir-se.

Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: