quarta-feira, 10 de setembro de 2008

2004 - TENERIFE E O TEIDE


Esta foi uma viagem sob o signo das Manuela's.

E isto porque a viagem foi programada entre três casais, cujas esposas tinham nome de Manuela.

Mas para as distinguir no tratamento individual, tínhamos:- a Nelita do Álvaro, a Nelinha do José e a Manuela do Joaquim.
A viagem começou no Porto, em avião que nos levou até ao aeroporto Reina Sofia (Tenerife-Sul), de onde nos levaram para o "Gran Hotel Punta del Rey", em Las Caletillas.

Boas instalações, animação constante e piscinas, tanto de água doce como de água salgada, estas últimas situadas nas escarpas de rocha vulcânica sobre o mar, fronteiriças ao hotel, no outro lado da rua.

Nesta, como em todas as viagens que fazemos, procuramos juntar o útil ao agradável, ou seja, usufruir da estadia e visitar o que nos é oferecido de interessante sob o ponto de vista turístico, de modo a conhecermos novos mundos e novas culturas.

Sendo o grupo constituído por seis pessoas, deu para alugar uma carrinha familiar e partir à descoberta da ilha, orientando-nos pelo roteiro turístico colocado à nossa disposição.

A primeira saída foi para norte, passando por Santa Cruz, com visita à Playa de las Teresitas, onde a areia é branca por ter sido trazida do deserto, enquanto nas outras praias é escura por ser de origem vulcânica, como acontece em toda a ilha.

Aí pudemos apreciar as esculturas feitas na areia e dar um mergulho nas suas águas cálidas.

Seguindo o périplo por estradas de montanha, chegamos a Puerto de la Cruz onde o tempo de paragem deu para conhecer a cidade, dotada de muitas atracções turísticas e onde os petiscos são de recomendar.

Curiosamente, fomos instalar-nos numa esplanada de café cujo dono era de origem portuguesa, o que nos beneficiou com algumas sugestões gastronómicas muito apreciadas e ainda melhor saboreadas.

Regressados ao hotel, uma vez mais podíamos contar com um serão bastante preenchido, fosse com folclore, baile ou as mais variadas animações, o que aconteceu em todas as noites da nossa estadia.

A saída seguinte foi para visitar a zona sul, onde a Praia das Américas é atracção turística, e daí partimos à descoberta do Teide.

Com 3.718 m. de altura e aproximadamente 7.000 m. a partir do leito oceânico, é o pico mais alto de Espanha, sendo por isso um dos objectivos a visitar por quem faz férias em Tenerife.

A caminhada para o Teide (a subir, como é evidente), leva-nos a uma paragem e a um Pic Nic a meio caminho, num pinhal onde existem os equipamentos necessários para isso.

Continuando a subida, a paisagem que à distância nos é oferecida pelo Teide começa por ser atractiva e harmoniosa mas de repente estamos perante gigantes de formas irregulares, geradas por forças da natureza que estão acima da nossa compreensão.

Entretanto chegamos à base do teleférico, cuja cota de partida se situa a 2.356 m. e a cota de chegada a 3.555 m., a um ponto chamado La Rambleta.

Nem todas as pessoas do grupo fizeram a subida, devido às perturbações causadas pelas alturas, mas ao fazê-lo pude disfrutar de um panorama maravilhoso, se bem que àquela altura já se sintam os efeitos de alguma falta de oxigénio.

A visita seguinte foi ao Parque de Las Aguilas.

É um parque dotado de um elevado número de espécies, com um espectáculo de aves canoras e de rapina que nos proporcionou momentos muito agradáveis, ao ponto de ter servido de ajudante aos seus domadores, que nos presentearam com um lindo e colorido show.

Tal como aconteceu noutros dias, as animações da noite no hotel tiveram a participação de muitos dos que ali passavam férias.
Como aconteceu comigo.

Numa das animações, foram colocadas em disputa por pontos que conferiam direito a prémios, duas participantes que se submeteram a provas de dança, algumas das quais dos seus locais de origem, cantigas, pantominas, mímicas, anedotas e, finalmente, proceder à recolha de calças de homens que estivessem na assistência.

A que tivesse maior número de calças seria a vencedora.

Fui abordado por uma das concorrentes e disponibilizei as minhas, ficando em cuecas.

Aqui lembrei-me da anedota das que foram convidadas para um Pic Nic, quando uma delas, sem saber o que aquilo era, disse: "À cautela vamos lavadinhas por baixo"...!

Eu também ia lavadinho e as cuecas até eram novinhas em folha.

Findo o jogo esperava a sua devolução, mas o que aconteceu foi dizerem a todos os que, como eu, colaboraram na brincadeira, que teríamos de ir ao palco buscar as calças.

E fomos, até porque os animadores já se encontravam despojados dessa peça de roupa.

Em “bicha de pirilau”, ao som de música e aplausos do público, assim terminou mais um serão bem animado.

Outras animações aconteceram nos dias que durou a nossa estadia em Las Caletillas, que foi aproveitada o melhor que podia ser, para que no final se pudesse dizer que o destino turístico para as férias deste ano fora bem escolhido.

Tal como já tinha acontecido com outros, aqui relatados.

Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: