domingo, 8 de fevereiro de 2009

CANÇÃO DE EMBALAR - ZECA AFONSO

Esta é uma das baladas de Zeca Afonso que me faz viajar no tempo. Recuar até aos momentos em que a sua presença e a sua música nos faziam sonhar com uma realidade bem diferente da que se vivia.
Sendo música, era também um grito e um instrumento de luta contra a opressão. E foi essa música que, sendo de protesto, se transformou numa mensagem de paz e nos fez abrir os olhos para os horizontes da liberdade.
Se o sonho comanda a vida, a música leva-nos ao sonho. Mas esta balada nunca deixará de ser para mim uma forma de me embalar para o sonho.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

QUERER, É PODER

Vendo este vídeo sugerido por um amigo, mais me dou conta da verdade que o título desta mensagem insere: quando queremos, nós podemos ! Acho que, de uma vez por todas, perdeu todo o sentido aquela afirmação: eu não consigo !


Para além destas, haverá muitas outras imagens que nos colocam perante exemplos que mostram de forma emotiva a força do querer, mas as que nos são mostradas no vídeo seguinte, acrescentam ainda algo de mais profundo, pois as aparentes limitações impostas pela falta de braços não fazem desistir uma mulher do acto supremo da maternidade, assumindo a responsabilidade de tratar, com toda a "normalidade", da criação de mais um ser humano. E com que carinho ela o faz !


Este outro exemplo também não precisa de palavras. As imagens dizem tudo.

Lições de vida que não podem, nem devem, ser desperdiçadas. E que a todos deveriam orientar.