quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Votos para 2010: que não nos traga motivos de tristeza

Numa troca de mensagens de boas festas e em retribuição, foi-me desejado um Ano Novo com alegria.
Fiquei a pensar em tais votos e achei que realmente faz sentido desejar que haja alegria na nossa vida.
Mas a alegria é já um condimento ao dispor de todos nós, para que possamos temperar a vida na dose que o desejarmos.
Por isso, apenas desejei que o Ano Novo de 2010 não me traga motivos de tristeza. Tudo o mais já será motivo de alegria.
De qualquer modo, o que torna uma vida com a dose necessária de satisfação, ou de alegria, é o passado, o presente e o futuro. Aquele que desejo sem motivos de tristeza.
Do passado, recordar bons momentos e de algum significado, podem ser também a satisfação do presente.
E numa vista de olhos pelo arquivo de imagens, saltou-me à vista a foto do momento em que acabo de colocar um cachecol com a frase "força Portugal", de apoio à nossa selecção, no bar "Susies Saloon", em Amsterdam. Espero que aquele cachecol ainda lá esteja e bem à vista o nome de Portugal.
A viagem, que havia de ser de avião acabou por ser de automóvel, mas a visita a uma feira de turismo foi um momento digno de ser recordado.
E como recordar é viver, com essa disposição me encaminho para 2010, desejando que todos tenham razões para também recordar e viver.
A bem do colectivo e do nosso futuro sem motivos de tristeza, reforço a frase: força Portugal !

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Serra da Gardunha - parque de figuras zoo e antropomórficas

A OUTRA VISÃO DA GARDUNHA
Em muitas circunstâncias da vida temos a tendência para “ver apenas aquilo que queremos ver”.
Se em igualdade de circunstâncias a visão raramente é comum a duas ou mais pessoas, quando o caso se refere a posições clubistas ou políticas, então dificilmente ela é convergente.
No caso das formações rochosas e em concreto no caso da Serra da Gardunha, é de facto necessária a predisposição para “ver” figuras que só determinado ângulo nos proporciona.
A experiência diz que, dois passos à frente, atrás ou ao lado, são o bastante para “deformar” a figura que, vista daquele tal ângulo e depois fixada em imagem, se torna tão evidente.
Mas que existe um verdadeiro parque de figuras zoo e antropomórficas na Serra da Gardunha, é uma realidade que aqui mostro para que outros sejam tomados pelo desejo de empreender o safari da sua descoberta.
Dei a cada uma o nome que me pareceu mais adequado.
O pássaro
O lente
A loba
O golfinho
O ET
O cavalo

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Caminheiros da Gardunha - a serra e a fraternidade os uniu

Viajando no tempo
Quando temos orgulho do que fazemos, é bom recordá-lo e saborear a felicidade que isso nos faz sentir. É o que acontece com a criação do grupo Caminheiros da Gardunha.
E a verdade é que ninguém me pode tirar o prazer de ter estado na sua origem.
A fraternidade foi adoptada como forma de estar e as imagens que aqui tenho deixado, bem o comprovam.
Recordá-las é trazer para a actualidade o que era e foi uma imagem de marca.
Mesmo o facto de não se desdenhar de um bom copo de vinho, só comprova que o gosto dos beirões nunca esteve em baixa e que os Caminheiros da Gardunha são disso um bom exemplo.
Mas a promoção da região foi e tem sido por eles feita de muitas formas, com destaque para as caminhadas e organização dos corsos de Carnaval.
Do vídeo que enviei para o Youtube e que aqui faço inserir, recordando a confraternização proporcionada por uma excursão a Santiago de Compostela, sobressai a noitada em Vila Nova de Cerveira, com destaque para a desgarrada em que dedico a cada um dos companheiros uma quadra, caracterizando de forma humorada a sua maneira de ser ou estar.
Vale a pena reviver esses momentos. E já aconteceram em 1994.