terça-feira, 16 de outubro de 2018

VIAJAR… porquê ? Ainda o Monte St. Michel

Visitei a catedral de Beauvais pela primeira vez há cerca de 50 anos. Depois aconteceram outras visitas, porque vivem familiares na cidade, mas em 1989 a visita ao relógio astronómico da Catedral Saint Pierre de Beauvais mereceu-me especial atenção, chegando a comprar um livro que conta a sua história. 

É composto por cerca de 90.000 peças mecânicas de aço e latão, 53 mostradores em esmalte, 63 dispositivos automáticos e campainhas de variados tons. Mas tem outras características tão especiais ligadas à astronomia ou a ela relativas que lhe concedem a categoria de astronómico. O conjunto é alimentado por um motor principal e 14 motores secundários e foi construído entre 1865 e 1868 pelo famoso relojoeiro de Beauvais  Auguste-Lucien Vérité.
Para além de um incrível conjunto de figuras que se movimentam representando o juízo final, a sua decoração é inspirada na Bíblia, a referência ao Monte St. Michel com a previsão das marés que ali acontecem, também me deixou curioso e desejoso de visitar este lugar monumental, o que aconteceu neste ano de 2018. Não fui verificar se ali acontecem as marés ou não, mas fiquei a saber que tem a ver com os ciclos lunares que o relógio descreve com precisão. Assim, juntei o útil ao agradável visitando a Normandia e os locais do desembarque das tropas aliadas na 2ª.Grande Guerra, para além de outros lugares de muito interesse.
Fica assim dada a resposta à interrogação que deixei no início do texto: viajar porquê ? Simplesmente porque as viagens sempre me ajudaram a acrescentar algum conhecimento pessoal. E com esta viagem que incluiu a visita ao Monte St. Michel também assim aconteceu.
Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: