quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PRAGA - PORQUE NOS ENCANTA ?!

VIAGEM - AS 4 CAPITAIS DA EUROPA CENTRAL
Está para ser contada, em breve, a história desta viagem, feita em 2006. Fantástica ! e quem conhece Praga sabe porque falo assim.

Mas este apontamento é motivado pelo blog de "o-andarilho", a propósito do comportamento português e da muito pertinente interrogação: porquê ? Se quer saber, faça CLIC.
Mas vamos à questão:- existe em Portugal uma lei que estabelece as regras sobre o "alojamento de cães e gatos ... relativamente à conspurcação ambiental e doenças transmissíveis ao homem".
Também estabelece penalidades para quem as não cumpra. Se alguém já foi penalizado, ou não, é outro caso. Refiro-me ao Decreto-Lei 314/2003 e ao seu artº. 3º., nº.1.
Mas a pertinente interrogação: porquê ? tem uma resposta. É que o civismo... não chega por decreto.
Daí que traga as tais imagens de Praga, de que tanto gostei, e não precisamos conhecer a linguagem polaca para as perceber.

São pequenos sacos em papel reciclado, que trazem dentro um cartão já vincado para ser transformado em pá.

Vi disto em diversos pontos da cidade, pendurado de pequenos postes de cerca de um metro de altura. E não vi dejectos no chão.

É modelo pantenteado e vale a pena visitar o sítio: http://www.fedog.cz/

Mas em Portugal também já vi bons exemplos. A Nazaré instalou na sua marginal os postes e as caixas onde havia os tais sacos plásticos, mas depressa foram vandalizados e agora nada existe. É pena.

A imagem que encima este texto é do boletim "Papa Léguas", de Agosto 2005, quando fiz inserir a notícia do que acontece em Odivelas. Também um bom exemplo.

E todos temos de segui-lo. Sempre que haja oportunidade, façamos campanha para que a lei se cumpra, ou ensinemos as pessoas a cumpri-la.

Imprimir artigoGuardar como PDF

2 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Olá, gosto do Blogue.
É bonito e bem feito.
Tenho um grande amigo aí do Fundão com quem trabalhei nos U S A, já aí estive de férias, adorei!
Parabéns!
Saudações de,
Soberbo

ARVaz disse...

Olá Soberbo
Se gostou do Fundão, venha de novo, de preferência por altura da cereja. Até há um festival !
Obrigado pelas suas palavras sobre o blogue.
Saudações
Alvaro Vaz