segunda-feira, 9 de março de 2009

VISITA PASCAL NO FUNDÃO, 1979

VIAJANDO NO TEMPO (4)
Já o disse e irei repeti-lo, de certeza, muitas mais vezes: viajar é das coisas que mais gosto de fazer.
Por outro lado, a sabedoria popular tem para mim um valor tal, que me leva a adoptar como referência para a minha vida, algumas das sacramentais frases que todos conhecemos.
Uma delas é a que nos diz que: "recordar é viver".
E é lógico que assim seja, pois basta recordar algo de bom e tal já permite que esse momento se viva mais que uma vez, apesar de nos poder trazer também a saudade.
Mas se encararmos as coisas sem saudosimos balofos ou doentios, então a recordação é mesmo sinónimo de vida.
E é essa vida que que me permite fazer também as viagens pelo tempo e chegar a momentos que já se encontram a longa distância, mas que as imagens então gravadas nos permitem trazê-los até aos dias de hoje.
A viagem no tempo que hoje aqui relato, é o da visita pascal que há anos se fazia no Fundão.
O padre vinha de casa em casa, com o sacristão tocando a campainha, dar Jesus a beijar e um bando de garotos ficava na rua à espera que lhes fossem lançadas umas moedas ou até algumas goluseimas.
Também os amigos e vizinhos vinham beijar Jesus e a cena repetia-se de casa em casa, onde não faltava na mesa o bolo de páscoa e a garrafa do vinho do Porto.
O resultado era chegarmos ao fim do dia mais ou menos bêbados, pois tantos cálices de vinho teriam de fazer algum efeito.
Mas era bonito. Hoje só as imagens nos permitem viver de novo esses momentos.
Estas são do Fundão, mas do distante ano de 1979.

Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: