domingo, 28 de junho de 2009

UMA VIAGEM QUE SE DESEJA LONGA

A nosa Beny iniciou a sua viagem da vida em 16/03/2009, às 15,14 h, com 3,365 kg. de peso e 48 cm.
Desejamos que seja longa e sem precalços.
A Benedita, é afinal a bendita surpresa que o "menino" amorosamente aguardado, nos trouxe.
Juntou-se ao seu mano António, para completar o quadro de família ideal. Que Deus o abençoe e preserve.
Aqui já passaram dois meses e meio... !

E a Benedita já foi ver a festa do António

Tudo ficou gravado nestes vídeos !

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cruzeiro no Báltico - 2009

Este programa de viagem, tal como os anteriores, foi escolhido em função do seu conteúdo.
Neste caso essencialmente pela possibilidade de visitar San Petersburgo, mas não só, pois a viagem permitiu conhecer Copenhague, Gdynia-Gdansk (Polónia), Klaipeda (Lituânia), Estocolmo, Tallín (Estónia) e Helsinquia.
A empresa que organizou o cruzeiro é a Pullmantur e pela terceira vez fomos num dos seus cruzeiros, o primeiro dos quais em 2002 no Mediterrâneo: http://a-de-mirador.blogspot.com/2008/08/2002-cruzeiro-no-mediterrneo.html
O segundo veio a acontecer em 2008, nas ilhas gregas: http://a-de-mirador.blogspot.com/2008/10/2008-cruzeiro-atenas-veneza.html
Dos dois ficámos com a melhor das impressões, por isso termos repetido.
Curiosamente de novo a bordo do Zenith, no qual fizemos o cruzeiro das ilhas gregas.
A viagem começou em Madrid com o vôo, também incluído no programa, que nos colocou em Copenhague e a partir daí iniciou-se o cruzeiro.
Desta vez o relato da viagem foi sendo feito dia-a-dia, dadas as possibilidades de ligação à Web existentes a bordo, numa sequência em conformidade com os locais a que aportámos e onde se realizaram as excursões que à partida sabia existirem e que são, afinal, a razão principal destas viagens. Sem elas o cruzeiro não teria o mesmo interesse.
Fundão-Madrid
Maio - sexta, 22
Dado que tínhamos de estar em Madrid pelas sete da manhã de sábado, dia 23, decidimos ir de véspera e dormir no Ibis, junto ao aeroporto de Barajas.
Deixado o carro no aparcamento, o avião saiu de Madrid com uma hora de atraso devido a problemas no check-in do aeroporto, mas tudo correu bem até Copenhague.

COPENHAGUE - Dinamarca
Cruzeiro - 1º.dia
Primeira excursão

Já em Copenhague e antes de nos instalarmos no Zenith, foi-nos proposta a primeira excursão facultativa - conhecer Copenhague, ainda que de forma bastante superficial. Mas em três horas não se podia exigir mais.
Instalados no autocarro fizemos uma visita panorâmica que nos deu uma perspectiva da cidade, seguindo-se uma viagem de barco pelos seus canais, ou melhor, pelo estreito entre ilhas e também pelo que é de facto um canal.

Embora vista do barco, a pequena sereia ficou no retrato, assim como as típicas casas que ladeiam o canal.

Dado que o dia foi de sol, após um dia de borrasca que se verificara na véspera, foi ver todas as esplanadas cheias de gente para o disfrutar, como se de um dia de verão se tratasse.

Ficou-nos uma impressão extraordinária deste contacto com a cidade de Copenhague, a que se seguiu a instalação no navio, que já disse conhecer do cruzeiro de Atenas, o ano passado. Sabíamos por isso o que nos esperava, sem surpresas.
Mas a nossa vinda neste cruzeiro tinha ainda outra motivação - comemorar 38 anos de casados. Registámos a imagem alusiva ao dia, em Copenhague.

Ao jantar conhecemos os companheiros de mesa, que o seriam durante todo o cruzeiro, Mafalda e Cândido, de Portimão.


Ao serão foi o show de boas-vindas, que correspondeu ao que se esperava dele - um espectáculo muito agradável.

GDANSK - Polónia
Cruzeiro - 2º.dia
Segunda excursão

Depois de mais uma noite, que serviu para arrumar de vez as coisas trazidas para a viagem, foi-nos proporcionado o segundo show - este dedicado aos Beatles.
Mais um espectáculo de muito bom nível.
E antes fora-nos apresentada a proposta para a segunda excursão facultativa - uma visita a Gdansk, partindo do porto de Gdynia. E Lech Walesa, um herói para os polacos, foi referido de amiúde pela guia local, quando passávamos junto aos estaleiros desta cidade.
Porque já estávamos a contar com ela, foi a oportunidade para visitar de novo a Polónia e uma vez mais com a mesma belíssima impressão com que havíamos ficado quando visitámos outras cidades, da primeira vez, em 2007.
Uma cidade muito bonita e com muita vida, até porque o tempo estava maravilhoso. Muito sol e com uma temperatura agradabilíssima.
Havia festa nas ruas, com espectáculos e música, o que leva a que as pessoas mostrem felicidade.

Para além de outros pontos da cidade, a visita à catedral mostra-nos a imagem de Santo António, que cremos ser o de Lisboa.

Fica registada a imagem como recordação, para além de muitas outras imagens que guardamos no espírito e no album do cruzeiro.

Valeu a pena visitar Gdansk.

KLAIPEDA - Lituania
Cruzeiro - 3º.dia
Terceira excursão

Chegamos ao porto de Klaipeda, na Lituania, e graças à excursão que nos foi proposta ter o primeiro contacto com as pessoas deste país.
Constata-se que a riqueza monumental não é muita, mas as pessoas são muito simpáticas e a guia foi disso exemplo.

O âmbar é produto que se vende em todos os sítios, tendo sido muito interessante a visita que nos foi proporcionada ao museu do âmbar.

O turismo é para eles muito importante e a sua promoção está a ser feita de muitas formas, como as praias, estruturas hoteleiras e outras atracções.

Regressados ao barco, o resto do dia a bordo culminou com a chamada noite do capitão, com o cocktail, o brinde com todos os primeiros oficiais e chefes de departamento, a que se seguiu então a fotografia com o capitão Arkadiusz Brañka.
É um momento que merece ficar registado e a imagem aqui fica.

ESTOCOLMO - Suécia
Cruzeiro - 4º.dia
Quarta excursão

Fantástica a visita a esta cidade, capital da Suécia.
Pudemos ver o porquê de ser considerado um dos povos mais ricos da Europa, notando-se por isso a diferença com o que víramos no dia anterior.

A cidade á maravilhosa e o tempo de que dispusemos permitiu-nos apreciar um pouco a que é considerada a Veneza do norte, pelos seus muitos canais.

Porém, fica-nos na memória a visita ao museu Vasa, dedicado exclusivamente ao barco de guerra recuperado do fundo do mar, que se havia afundado na viagem inaugural e que agora se encontra no museu que foi criado em seu redor, depois de ser instalado no local em que se encontra. Um verdadeiro sonho, para não esquecer.

Ao final da tarde o barco partiu de Estocolmo, mas durante horas navegámos com margens sempre muito próximas, como se de um canal se tratasse. Foi um bonito entardecer.

TALLÍN - Estónia
Cruzeiro - 5º.dia
Quinta excursão

Depois de uma noite com a animação dedicada ao carnaval, chegámos ao porto de Tallín.
Com o tempo a ser-nos favorável, apesar dos ameaços, pois só começou a chover quando estávamos a regressar ao barco, fizémos esta visita que nos permitiu conhecer o povo deste país, também já membro da comunidade europeia, embora continuando com a sua moeda, a Koroa da Estónia (EEK).
A primeira curiosidade foi a visita ao campo das canções, onde se faz um festival de coros, que no final cantam em conjunto, chegando a encontrar-se no palco 30.000 pessoas.

A cidade é também muito interessante, com edifícios muito característicos e imponentes catedrais.

Quando circulávamos pelas ruas, apercebemo-nos do Consulado Português, não deixando de registar o facto em imagem.

Só a curiosidade das horas - quando fomos visitar a Lituania, adiantámos uma hora (duas em relação a Portugal). Fomos para Estocolmo e atrasámos de novo uma hora.
Neste dia de novo adiantámos uma hora e no dia seguinte adiantámos mais uma, quando nos dirigimos para S.Petersburgo.
Também a visita a Tallín foi uma experiência fantástica.

S.PETERSBURGO - Rússia
Cruzeiro - 6º.dia
Sexta excursão

A primeira excursão que aproveitámos foi ao folclore russo. Não propriamente folclore popular, mas feito pelo coro da armada russa com o seu corpo de bailarinas e bailarinos. Fantástico.

Para se ter uma ideia da sua actuação, aqui se apresenta um pequeno vídeo:

Então o seu final, com a conhecida Kalinka, foi o máximo e pode também ser apreciado no pequeno video que se mostra a seguir:

O espectáculo foi pelas 20 horas, durou cerca de duas horas e depois tivémos a oportunidade de passear até regressarmos ao barco, era meia noite.
Pudémos ver as "noites brancas", que é o anoitecer pelas 23 horas, ficando lusco-fusco durante mais de uma hora, para depois amanhecer cerca das 4,30 da manhã. Quase não há noite.

O fantástico é que a movimentação nas ruas é constante e diria que as noites brancas são mais "noites em branco", pois a juventude, quase invariavelmente de cerveja na mão, não pára.
A excursão seguinte seria pelos canais, para conhecer o que era possível desta grandiosa e monumental cidade.
Mais uma experiência fantástica.

S.PETERSBURGO - Rússia
Cruzeiro - 7º.dia
Sétima excursão

O segundo dia em S.Petersburgo permitiu-nos visitar a emblemática catedral da Ressurreição e admirar a cidade através dos canais.

Havia que escolher entre diversas opções de visitas e se bem que o Museu Hermitagem nos convidasse a fazer-lhe essa visita, a verdade é que o tempo era demasiado limitado.

Por isso ter-me sujeitado a vê-lo do exterior e alargar mais o circuito para ficar com uma melhor noção da cidade e da sua grandeza.

Os edifcícios são de tal dimensão, que todos têm aspecto ou foram mesmo de utilização palacial. São hoje grandes monumentos.
É de facto impressionante esta cidade de S.Petersburgo.

Helsínquia
Cruzeiro - 8º.dia
Oitava excursão

Chegámos ao porto de Helsinquia e o camarote teria de ficar vago a partir das 8 horas. O cruzeiro aproximava-se do fim.
Ainda aconteceu mais uma excursão para conhecermos a capital da Finlândia e quando chegaram as 19,00 horas locais, rumámos a Madrid.
Para trás ficaram locais extraordinários, que só desta forma é possível conhecer.
Na última noite, uma vez mais, foi possível admirar o pôr-do-sol por volta das 23,15 horas, altura em que decorria o show de despedida.

As imagens recolhidas ao longo do cruzeiro, umas centenas largas, não poderão constar todas destes relatos, mas algumas são complemento destes apontamentos.
De Helsiquia - O regresso a casa
Tudo o que que é bom também acaba. E o cruzeiro também acabou. Já estamos em casa.
De Helsinquia gostámos imenso e temos de dar graças a Deus, porque o tempo contrariou todas as previsões e apresentou-se com sol e temperatura de 28 gráus. Verão para eles, que raramente têm destas oportunidades para apanhar banhos de sol.

Levávamos imensos agasalhos, que só nos atrapalharam. Mas ainda bem.

Depois da excursão fomos levados ao aeroporto e dali o vôo para Madrid, onde chegámos cerca das 22,00 horas. Com recolha de malas e instalação no hotel, só depois da 1,00 hora local estávamos a dormir.
No dia seguinte saímos de Madrid, guiados pela "menina" do GPS, e passadas 3 horas de condução, sem parar, estávamos em Vilar Formoso a almoçar à portuguesa.
E pronto, acabou.
Para a estatística
Antes de acabar o relato da viagem, ficam aqui alguns números do cruzeiro.

Passageiros - sem saber o seu número exacto, ficou-me no ouvido que estariam a bordo cerca de 1.400.
Tripulantes - estes são números que constavam do jornal que todos os dias era publicado a bordo - 633 de 30 nacionalidades (conferindo os números encontro 29 nacionalidades, mas a sua soma indica-me 644):
Argentina 18, Alemanha 2, Brasil 96, Bulgária 4, Chile 18, Colombia 26, Croácia 1, Cuba 1, Espanha 21, Filipinas 129, Guatemala 26, Grécia 4, Honduras 75, India 29, Indonésia 75, Itália 2, Nicarágua 3, Noruega 2, Nepal 4, Panamá 8, Paraguai 1, Perú 19, Portugal 7, Polónia 3, Roménia 37, República Dominicana 7, Reino Unido 4, Ucrania 15 e Venezuela 7.