domingo, 9 de dezembro de 2012

Fluviário de Mora - gostei de ver !

Já existe desde 21 de Março de 2007, mas foi através do programa "Portugal em directo" que tomei conhecimento da sua existência.
Aqui, como noutras situações, é de louvar o importante papel de divulgação da RTP, quanto às coisas boas que nós temos.
E no meu caso, foi bom que tal acontecesse.
O nome não é vulgar para querer dizer que se trata de um aquário de água doce, mas este é simplesmente o primeiro grande aquário de água doce da Europa.
Mas a diferença que faz de um comum aquário, seja grande ou pequeno, é que aqui temos a possibilidade de acompanhar um rio desde a sua nascente até à foz, descobrindo os habitats das mais variadas espécies, algumas já desaparecidas dos nossos rios. Também é possível ver o que se passa ao longo das suas margens e as mudanças que acontecem na flora.
Foi uma experiência muito interessante para quem adoptou a filosofia de que nenhuma oportunidade deve ser desaproveitada, quando se trata de mirar/admirar as belezas do mundo.
Hoje, porque vinha de Lisboa, decidi utilizar parte das estradas nacionais que antes eram utilizadas entre Fundão e Lisboa, passando por Mora.
Foi uma pequena viagem cá dentro, que fiz logo que me foi possível, a valer tanto como as que já concretizei para outras latitudes, porque o que é belo é sempre belo, seja qual fôr o local em que se encontre.
A sugestão que aqui deixo é esta: façam-lhes uma visita. Para quem deseje saber um pouco mais sôbre o fluviário, siga esta ligação: http://www.fluviariomora.pt
E com a devida vénia, aqui ficam algumas imagens trazidas do fluviário.
Lontra
Achigã

Anaconda

Raia
Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: