quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CHICO DA PONTE - MEU PAI

Meu pai nasceu em 1903. Viveu até 1984. Teria 110 anos, se hoje fosse vivo. Mas passados todos estes anos, ainda sou surpreendido com um episódio da sua vida. Nunca frequentou a escola porque a sua vida de trabalhador rural e ganhão nunca lho permitiram, mas ele aprendeu a ler e a escrever.
E foi a esse propósito que alguém, já com 70 anos de idade, me disse há dias: - “Tenho em casa um alfarrábio de meu avô, onde registava os valores e os géneros que recebia de pessoas que ele ensinava a ler, a escrever e a fazer contas. E o nome do seu pai também lá está. Sei que é ele, porque “Francisco da Ponte” não havia outro. Até os valores que então pagou e os géneros que entregou, lá estão registados”. Os géneros eram cereais, como grão, feijão ou outros. Como eu fiquei feliz por conhecer mais este episódio. Sabia que meu pai tinha sido um autodidacta, pelos relatos de familiares e pelos livros que encontrei em casa, depois do seu falecimento, mas que até pagou para aprender a ler e escrever, fiquei agora a saber. O quanto me orgulha por ser filho do Chico da Ponte e da Maria Joaquina !
Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: