sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mennonitas - Amish Country (Canadá)

Na viagem que fiz a Toronto - Canadá, em 2008, tive a oportunidade de visitar uma comunidade de mennonitas, um ramo do movimento religioso dos anabatistas, em St. Jacobs.
Tal como os Amish, são descendentes dos grupos suíços de anabatistas, chamado de Reforma Radical, cujo nome veio de Menno Simons, um padre católico que se converteu ao anabatismo.
São conhecidos pelos seus costumes conservadores, com uso restrito de equipamentos electrónicos, incluindo telefones e automóveis.
Preferem viver afastados da sociedade, não prestando serviço militar, chegando a não pagar segurança social e não aceitar qualquer assistência do governo.
Evitam ser fotografados e quando se apercebem que alguém se prepara para o fazer, como foi o meu caso, baixam a cabeça ou viram as costas. Só à distância me foi possível obter imagens de uma família em descontraída atitude.

No espaço que visitámos são comercializados todos os produtos das suas culturas, assim como é feito o mercado do gado, com os eventuais compradores a ensaiar as montadas, correndo com os cavalos numa espécie de hipódromo ali instalado.
Mas a área rural onde se desenvolve o comércio dos mennonitas foi inteligentemente aproveitado para outro tipo de comércio, pois sendo eles a atracção, à sua volta existem restaurantes, estabelecimentos requintados com marcas de grande prestígio, um sem número de atracções de feira, outlets, etc..

O relato dessa viagem pode ser visto em:

Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: