sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Holanda - visita a um moinho tradicional

Viajando no tempo


Em 1995 acompanhei o Rancho Folclórico Cova da Beira ao festival de folclore de Warffum, no norte da Holanda. O relato dessa viagem já o fiz aqui - clic para ver.
Ficámos alojados em casas de famílias numa pequena povoação chamada Middelstum e nessa altura proporcionaram-nos diversas visitas, uma das quais a um dos seus tradicionais moinhos de vento. Mas por ser uma visita em grupo, ficou pela superficialidade a explicação quanto ao funcionamento da sua engrenagem interior.
Visitaria de novo a Holanda em 1997, a convite do casal Coba e Gerard, que me alojou na primeira vez, quando então festejaram as suas bodas de prata. Também esse relato já aqui foi feito - clic para ver.
E foi nessa altura que nos proporcionaram a visita a um outro moinho de vento e desta vez exclusivamente para nós. O casal Dick e Marta, responsável pelo moinho, fez questão de nos explicar e mostrar tudo ao pormenor, não desperdiçando eu, então, a oportunidade para recolher as imagens da engrenagem interna, a fazer lembrar o mecanismo de um relógio gigante, que aqui posso exibir.

Estes moinhos, para além da sua utilidade prática, são uma atracção turística que a Holanda não desperdiça, havendo empresas especializadas na sua manutenção.
Mas a grande curiosidade é que alguns estrangeiros investem na sua compra e preservação, como no caso deste, em que o proprietário era alemão.
Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: