domingo, 20 de junho de 2010

Que saudades da minha porca !

Viajando no tempo

São tempos ainda não muito recuados. Mas da experiência que a passagem pela política me proporcionou, ficou-me o ensinamento de que as boas intenções e a participação desinteressada são, regra geral, tratadas como utopia. Não vingam.
Quando não são outros interesses pessoais a impedi-lo, são os interesses de grupo a opor-se-lhe. E para quem gosta de pensar pela sua cabeça, então a chance acabou-se.
Mas, ainda assim, houve um aspecto positivo - deixou-me vacinado ! Esse "vírus" não mais vai infectar-me !
E ao procurar no arquivo de imagens uma foto que serviu para ilustrar uma situação bem mais agradável e relacionada com as minhas origens, ela fez-me recordar aquela outra de Rafael Bordalo Pinheiro - a Grande Porca.
Só que na minha, os bacorinhos eram filhos legítimos da porca, esta sentia o dever de os sustentar e até o fazia com todo o carinho. Como animal não o sabia, mas na Bairrada seriam um petisco apreciado, mais gordinhos dariam enchidos, quando maiores dariam presuntos e, quanto ao mais, praticamente tudo se aproveitaria. Uma porca que me deixou saudades.
Na outra, a ninhada é muito maior. Mas muito maior ! E os bacorinhos são filhos de muitas mães. Em comum - todos querem engordar à custa dela e nunca se contentam em mamar sózinhos... roncam, roncam e todos os parentes vêm atrás !
Para sustentar a porca - o pobre do Zé !
E este, que é paciente mas não é burro, um dia não lhe dará na veneta e acaba com essa porcaria toda ???!!!
Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: