terça-feira, 11 de setembro de 2018

Acaso ou simbolismo ?

Já o deixei escrito em diversos momentos e circunstâncias:- gosto de viajar… conhecer mundo… conhecer outras gentes.
Sempre que o pude fazer… viajei. Mas faltava encerrar o ciclo de viagens em que fosse tratado o tema 2ª.guerra mundial, só não o tendo encerrado já por razões terrivelmente marcantes na vida da família.
Foi possível reunir agora melhores condições para  fazer o circuito que incluía a visita aos locais do desembarque nas praias da Normandia, no famoso Dia D, que hei-de relatar de forma mais alargada, como o tenho feito no relato de anteriores viagens.
Contudo, não pude deixar de partilhar agora um pormenor que dá razão ao título desta postagem - acaso ou simbolismo ?
Na verdade, tendo finalizado o circuito com a visita à Catedral de Chartres, havia de ser a explicação quanto ao significado do famoso labirinto que existe na nave central da Catedral, que nos foi proporcionada pela guia local, que me  levou a esse título. 
É chamado de labirinto dedicado à Mãe de Deus, tem onze anéis e representa um percurso de vida onde o número 11 simboliza as peripécias que o homem tem de ultrapassar ao longo da vida. Tal como o fio dum novelo, esse fio por nós seguro leva-nos ao Divino Filho da Virgem Maria e as 273 pedras de que é composto o caminho do labirinto significam o período da gestação durante os necessários nove meses ou 273 dias, chegando à última pedra - a maior - que representa a Porta do Paraíso.
Em 2010 escrevi e publiquei o livro "Chão de Alverca - refúgio da memória", que relata 18 anos da minha vida, que ali começou em 1944, inserindo na sua capa o labirinto que achei poder representar um percurso de vida - o meu - que ali tinha o seu início.
Por uma estranha coincidência a imagem desse mesmo labirinto, que na altura terei buscado e retirado de uma qualquer publicação que me esteve acessível, foi aquele que agora ajudou ao encerramento do ciclo de viagens que tinha programado.
Aqui o deixo descrito de forma incompleta e muito resumida, mas ainda assim faz-me questionar:- acaso ou simbolismo ?

Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: