terça-feira, 14 de julho de 2009

Como concretizar o sonho de viajar

Muitos gostarão de viajar, tanto quanto eu. Adoptei até como referência uma frase do amigo Joaquim Nunes das Neves: "Porque uma viagem vale mais do que a leitura de 100 livros". Tenho constatado que é verdade.
Concretizar esse sonho nem sempre é possível, desde que não haja meios económicos para o fazer.
Não sou rico, mas aprendi que se soubermos fazer economias, conseguimos realizar alguns desses sonhos. E se um cruzeiro, na maior parte dos casos, representa o sonho de uma vida, no meu caso já consegui realizar três cruzeiros:
2002 - Brisas do Mediterrâneo (Barcelona, Mónaco-Monte Carlo, Pisa-Luca, Roma, Nápoles- Pompeia, Malta, Barcelona), o primeiro;
2008 - Cruzeiro das ilhas gregas (Atenas, Santorini, Rhodes, Myconos, Dubrovnik, Veneza), o segundo;
2009 - Cruzeiro no Báltico (Copenhague, Gdansk, Klaipeda, Estocolmo, Tallin, S.Petersburgo, Helsinquia), o terceiro;
Sendo um profissional da gestão de números, procuro que a minha vida pessoal e familiar também assente numa boa gestão dos números que a condicionam, principalmente os que dizem respeito à parte económica.
Curiosamente foi no primeiro cruzeiro, quando fazíamos a visita à primeira capital da ilha de Malta - Mdina - hoje chamada de "cidade do silêncio", por se encontrar quase desabitada, que em conversa com um grupo de brasileiros me apercebi da sua forma de fazer economias para as viagens:- começam a colectar-se para a viagem seguinte, mal acabam de fazer a anterior.
Também assim procedo em relação aos meus aforros para as viagens, começando a fazer economias no ano anterior à sua concretização, através de uma conta a prazo.
E a demonstração de que podemos fazer economias, seja para viajar ou para qualquer outro projecto, apresentei-a a um fumador de 2 maços de tabaco por dia. Tomando como valor do maço 4€, é simples: 4,oo€ x 2 x 30 dias = 240,00€ x 12 meses = 2.880,00€/ano.
Com esse valor é possível fazer uma viagem muito interessante para duas pessoas. Mas por vezes os fumadores são dois no casal !
Ora eu não sou fumador, por essa razão vou conseguindo dar concretização ao sonho de viajar.
Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: